segunda-feira, 9 de março de 2015

São José da Vitória, Em Busca de Um futuro Melhor!

São José da Vitória
São José da Vitória, é um município brasileiro situado no sul do estado da Bahia, às margens da rodovia BR-101. É uma das menores cidades da Bahia. O rio Una abastece a cidade, assim como a cidade vizinha Buerarema. A cidade tem como fonte de renda um pequeno comércio e a agricultura. Tem a represa como cartão-postal e pode-se dizer como ponto turístico.
História
Tudo começou numa fazenda, naquele tempo, antes de 1928, o acesso entre propriedades rurais era muito difícil, não só pela densa Mata Atlântica como pela ausência de estradas de chão. Não foi diferente com as fazendas Santo Antônio e São José. Vendo tamanha dificuldade que os moradores enfrentavam para se deslocarem até outras cidades, um engenheiro sugeriu a criação de uma estrada. Inicialmente rejeitada pelos moradores da Fazenda Santo Antônio, a estrada passou pela Fazenda São José, onde o pequeno comércio se instalou atraindo moradores para o local. Gentílico: São Joseense
Formação Administrativa
Nessa fazenda, deu-se início ao Povoado de São José da Vitória, pertencendo a Macuco, antigo distrito de Itabuna e atual cidade de Buerarema, cuja emancipação ocorreu em 1958, recebendo São José do Macuco como seu distrito.
Através da Lei nº 5.006, foi emancipado e tornou-se cidade em 13 de junho de 1989.
Geografia
Sua população em 2010 é de 5.715 habitantes. Tendo um estimativa de 6.158 para 2014.
Seu ponto turístico principal é o Rio de Una, que é representado com duas represas apelidadas de Presa Nova e Presa Velha, a Presa Nova é de onde se retira a água para abastecer as cidades de São José da Vitória e Buerarema, e a Presa Velha é usada para o banho e diversão da população local e turistas de outras cidades como: Buerarema, Jussari, Arataca, Itabuna, Ilhéus e outras. São José tem como requisitos positivos estar a beira da BR 101, ter um Rio Limpo e considerado um dos melhores da região, estar próximo a duas grandes cidades da Bahia: Ilhéus e Itabuna a primeira 66;km e a segunda 34;km de distância e estar em uma área de agricultura extensiva, a cultura do Cacau, Seringa e Banana são os principais produtos agrícolas comercializados no município. Apesar de ser um município pequeno recebe uma população da zona rural dos municípios vizinhos para comercializar na cidade, como por exemplo, pessoas do município de Una, Arataca, Jussari e Buerarema. Seu comércio apesar de ser pequeno vem crescendo consideravelmente.
Hoje no município se encontram 9 lojas de roupas, 6 armazéns de Cacau, 7 mercados, 2 farmácias, 2 pequenas agências bancárias, uma do Banco Postal, e outra do Bradesco junto com a agência de Buerarema e também conta-se com 3 credenciados bancários inclusive um da caixa econômica, conta também com 1 loja de moveis, tem em media 10 mercearias, possui 5 lojas de produtos diversos como eletroeletrônicos, 1 armarinho, 2 livrarias, além de 1 cabana para o lazer, diversos bares e lanchonetes que fazem a alegria do povo da cidade.  A cidade está crescendo, principalmente pela expansão do bairro Nova Vitória e José Nunes (Rua Nova). Hoje o prefeito é Dute que vai comandar até 2016. Seu estádio de futebol é considerado um dos melhores da região, possui hoje 2 escolas municipais, 1 creche e um colégio estadual e 2 postos de saúde. Outra característica interessante desse município é não ter nenhum distrito, todas as cidades vizinhas tem distrito menos São José da Vitória, a taxa de Urbanização do município é altíssima, cerca de 84% da população mora na cidade , ou seja 4.800 pessoas moram na cidade, e na zona rural moram 915 pessoas , considerado um dos mais urbanizados da região. Um ponto turístico interessante se encontra no Rio de Una, é a Cabana de Deró, considerado o melhor bar da cidade, atrai vários turistas para essa cidade principalmente das cidades circo-vizinhas, nessa cabana se encontra um poço que é complementado com uma ilha, a Ilha da Fantasia. 
Em período mais recente dois novos bares estão localizados a beira do Rio de Una, o bar de Gaguinho, e o bar de Abidalto. Com uma bela paisagem e belas águas, o Rio de Una cada vez mais vem fazendo sucesso entre os turistas que se encantam com a beleza do lugar. Além da beleza a diversão é garantida, principalmente nos três bares próximos.

Hoje o município enfrenta várias dificuldades como: a falta de emprego, a pobreza, a falta de saneamento básico e infraestrutura. Políticas públicas devem ser implantadas nessa cidade, principalmente para concentrar renda nas mãos das pessoas mais carentes. Deve-se ressaltar que a desigualdade é um dos problemas dessa cidade, pois a minoria ganha a maior fatia, em quanto mais de 80% da população ganhas menos do que o recomendado pelo DIEESE. Uma das alternativas seria basicamente montar uma pequena indústria que distribua no mínimo 200 empregos diretos. 
Além disso podemos destacar incentivos do governo para melhorar a cultura do Cacau e diversificar outras culturas. Outro ponto interessante seria incentivar o comércio, por que assim geraria ainda mais empregos no município. Para se desenvolver uma cidade é necessário ainda crescer o seu IDH, para isso é necessário investir pesado na saúde, na educação, na qualidade de vida, segurança, saneamento, infraestrutura e ainda crescer seu PIB ou renda per capita. Entretanto, uma cidade não precisa apenas crescer economicamente, é necessário se desenvolver e para isso é necessário crescer o seu IDH. Para chegar a esse resultado toda a comunidade deve procurar o desenvolvimento e com estímulo principal da administração do município. Esta por sua vez nos últimos anos tem falhado em criar condições de vida adequada para os seus munícipes. O investimento no campo social e estrutural deixa a desejar, e ainda há na cidade pessoas passando necessidade e sem moradias adequadas.
Por Bernardo Silva 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRISÃO EM ILHA BELA

Luana de Almeida Domingos, de 32 anos, conhecida como Luana Don, foi presa na manhã desta terça-feira, em Ilhabela, por policiais da Del...