domingo, 29 de março de 2015

PF cumpre mandados em escritórios de contabilidade da região

Vereador Antônio Geraldo Ferreira Couto (PSB), foi detido e está custodiado na sede da PF em Porto Seguro
Uma força-tarefa previdenciária, integrada pela Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, deflagrou uma operação, na manhã desta sexta-feira (27), em Porto Seguro, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Itabela e Prado, além do município capixaba de Vila Velha. Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva. Nos endereços dos investigados foram apreendidos veículos e documentos, informou a PF.

A polícia informou que, durante a ação em Porto Seguro, o vereador Antônio Geraldo Ferreira Couto (PSB), o Geraldo Contador, de 52 anos, foi detido e está custodiado na sede da PF no município. 

Em Itabela, foi cumprido mandado no escritório de contabilidade Conect, localizado na Rua Dois de Julho, no centro da cidade. Segundo informações, o alvo das investigações é o contador Dionísio Souza do Carmo, que foi detido e levado para depor na PF.

Denominada de Operação Pacioli, a força-tarefa é resultado de uma investigação que identificou 17 prestadores de serviços contábeis que estavam transmitindo informações falsas ao CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), por meio de GFIP's (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações Previdenciárias), e posteriormente formulando requerimentos de benefícios previdenciários fraudulentos.

O modus operandi consistia na inserção de vínculos laborais fictícios, tendo sido utilizadas 106 empresas para a composição do tempo de contribuição, para 1.050 “trabalhadores” irregularmente inseridos.

Conforme a PF, os prestadores de serviço contábeis atuavam desde 2006 e grande parte das empresas utilizadas na fraude encontravam-se inativas e os seus responsáveis legais desconheciam as fraudes que vinham sendo praticadas pelos investigados.

O prejuízo inicialmente identificado até 2012, em 210 benefícios avaliados, chega a aproximadamente R$ 2 milhões. Os investigados provavelmente também teriam utilizado os vínculos fictícios para obtenção de prestações de seguro-desemprego indevidas, cujos valores ainda serão levantados.
Foto: Foto: Clic101
Em Itabela, o contador Dionísio Souza do Carmo foi detido e levado para depor na PF
Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de falsidade ideológica, falsidade material e estelionato qualificado (art. 299, art. 297, § 3º, II e III e art. 171, § 3º, todos do Código Penal Brasileiro, cujas penas podem alcançar 18 (dezoito) anos de reclusão.

Foram concedidas pela Justiça Federal de Teixeira de Freitas diversas medidas cautelares, tais como bloqueio dos pagamentos e suspensão dos benefícios ativos, suspensão do certificado digital, suspensão da atividade econômica dos investigados e bloqueio de bens e valores.

A operação contou com a participação de 130 policiais federais e 30 servidores da Previdência Social. O nome da operação é uma referência a Luca Bartolomeo de Pacioli, monge franciscano e célebre matemático italiano, sendo considerado o pai da contabilidade moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRISÃO EM ILHA BELA

Luana de Almeida Domingos, de 32 anos, conhecida como Luana Don, foi presa na manhã desta terça-feira, em Ilhabela, por policiais da Del...