terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Menina de 9 anos exibe rotina de malhação e é criticada na web


 Uma garota de nove anos que adora fazer ginástica criou um blog e começou a fazer sucesso na internet, mas os pais estão sendo criticados porque muita gente acha que é cedo demais para a garota começar a malhar.
Pulos para aumentar a forca das pernas e ganhar resistência. O treino dura pouco mais de meia hora e acontece duas vezes por semana. Não seria nada demais se não fosse pela idade da aluna: nove anos.
Ana Clara começou a malhar há quatro meses. Está tão empolgada com o mundo "fitness" que até começou a compartilhar na internet a experiência de treinar numa academia. Mas não demorou muito para muita gente ficar na dúvida se uma criança pode ou não se dedicar a esse tipo de exercício. Sobrou para os pais da menina, que foram criticados por incentivar a filha.
“Não me incomoda porque eu sei o que minha filha faz. Sei que é bom para ela”, fala Mileny Mansur, mãe da Ana Clara.
As postagens de Ana Clara causaram polêmica na internet. Em um site, a reportagem fala da pouca idade da menina para fazer uma rotina de exercícios em academia e fala da repercussão nas redes sociais além de publicar uma defesa da mãe de Ana Clara.
Outro site sobre assuntos infantis e adolescentes, questiona até que ponto os exercícios de Ana Clara são saudáveis para uma menina da idade dela e também publica declarações da mãe da menina esclarecendo o assunto.
A garotinha já fez natação e balé antes de tomar gosto por esse tipo de atividade física. Na academia, os treinos acontecem na sala de musculação, mas ela não usa os aparelhos pesados e é orientada pelo pai, um professor de educação física. Ana até brinca. “Ele é meu paisonal”. Pai e personal trainer da menina.
A mãe também é aluna de academia e acha que isso pode ter influenciado a filha. Segundo o pai, a principal polêmica foi quando a garotinha foi vista carregando pesos.
“Ela não faz musculação. São exercícios funcionais feitos para criança”, fala o pai e professor de educação física Wesley Mansur.
Mas as pessoas exageram em criticar a escolha da menina? O ortopedista Robson Azevedo diz não ver problemas. “Eu não vejo assim que ela esteja fazendo assim que seja muito excessivo para sua estrutura corporal seria como uma criança da mesma idade que joga futebol. Uma criança que faz balé, que faz natação”, explica.
Mas faz um alerta. “O excesso que é o problema, acho que toda atividade física é importante, mas se excede isso passa a ser prejudicial. Então toda atividade física não orientada, não supervisionada ela pode de alguma forma causar danos a estrutura da criança que está em desenvolvimento”, fala Azevedo.
Para a psicóloga Andréia Batista Magalhães, o problema é a grande exposição da garota na internet e os problemas que isso pode trazer pra vida dela. “Uma criança de nove anos está construindo uma imagem e entrando em um outro aspecto de desenvolvimento da vida dela. Isso pode se tornar um problema se não for bem administrado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRISÃO EM ILHA BELA

Luana de Almeida Domingos, de 32 anos, conhecida como Luana Don, foi presa na manhã desta terça-feira, em Ilhabela, por policiais da Del...