sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Flamengo e Vasco já foram destaques no Carnaval. Quem teve o enredo mais bonito?

Flamengo e Vasco são rivais dentro de campo, mas também duelaram, ainda que indiretamente, na Marquês da Sapucaí, já que os dois clubes foram homenageados em anos distintos pelas escolas de samba Estácio de Sá e Unidos da Tijuca, respectivamente. Mas, quem teve o enredo mais bonito no Carnaval?

Em 1995, a união entre Flamengo e Carnaval atingiu seu ápice. A Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá desfilou o samba “Uma vez Flamengo…”, que citou vários ídolos do clube numa homenagem ao centenário do Fla. A música caiu no gosto da torcida flamenguista e até hoje é entoado nas arquibancadas do Maracanã – “Será que você lembra como eu lembro o Mundial que o Zico foi buscar?”
Três anos depois foi a vez do Vasco ser o destaque na Sapucaí com a homenagem feita pela Unidos da Tijuca. A letra pode até não ter vencido na Sapucaí, mas conquistou para sempre a torcida vascaína e até hoje é cantada pelas vozes dos milhões de vascaínos. Quem nunca ouviu, seja em São Januário, no Maracanã ou em qualquer outro palco em que o Vasco estiver a torcida cantar “Vamos vibrar meu povão (é gol, é gol)/A rede vai balançar, vai balançar/Sou Vasco da Gama, meu bem/Campeão de terra e mar”?
Veja as letras dos sambas enredos:
Escola de Samba Estácio de Sá – Samba-enredo 1995 – Uma Vez Flamengo:
O céu rasgou
Na noite que reluzia
Um show de estrelas
Brilhou nos olhos
De um novo dia
A poesia
Enfeitada de luar
Encantou o Estácio (ó paixão)
Paixão que arde sem parar
É mengo tengo
No meu quengo é só Flamengo
Uh! Tererê
Sou Flamengo até morrer
Seis jovens remadores
Fundam o grupo de regatas
Campeão o seu destino (ô)
É ganhar em terra e mar
Fazendo sol
Pode queimar, pode chover
Vou ver Fla-Flu
Fla-Vas vou ver
Diamante negro, Fio Maravilha
Domingos da Guia, Zizinho, Pavão
Gazela negra
Corre o tempo no olhar
Será que você lembra
Como eu lembro o mundial
Que o Zico foi buscar
Só amor
Na alegria e na dor (ô ô)
Parabéns dessa galera
Cem anos de primavera
Cobra coral
Papagaio vintém
Vesti rubro-negro
Não tem pra ninguém
G.R.E.S. Unidos da Tijuca (RJ) – Samba Enredo 1998 – De Gama a Vasco, a Epopéia da Tijuca
Vamos vibrar meu povão (é gol, é gol)
A rede vai balançar, vai balançar
Sou Vasco da Gama, meu bem
Campeão de terra e mar
Através da mão divina (amor)
Naveguei, naveguei
O meu sonho de menino
Quis assim o meu destino
Portugal e toda a
Europa encantei Naveguei
E novos povos encontrei
Por tempestades e lendas eu passei
Para um almirante a coragem é a lei
Por tantos mares viajei
Na Índia, eu então cheguei
Veio o progresso nessa aventura
Descobertas e culturas
É nessa onda que eu vou
O povo vai recordar
Vem com a Unidos da Tijuca festejar
Rio de Janeiro brasileiro meu irmão
Sou Vasco da Gama tantas vezes campeão
Quando entra no gramado me alucina
Esse clube da colina, centenário de paixão
Estrela no céu a brilhar
Que faz essa galera delirar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRISÃO EM ILHA BELA

Luana de Almeida Domingos, de 32 anos, conhecida como Luana Don, foi presa na manhã desta terça-feira, em Ilhabela, por policiais da Del...