quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

MEGAESTRUTURA E SHOW DE ORGANIZAÇÃO MARCAM O CARNAVAL CULTURAL DE ITABUNA

A Prefeitura de Itabuna realizou, neste sábado (7), através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo a 37ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico, já reconhecida na cidade como o “Carnaval Cultural” da cidade.

A festa aconteceu nas principais vias do centro da cidade, passando pelo tradicional Beco do Fuxico, rua que inspira algumas das histórias mais emblemáticas da história grapiúna. Da praça Laura Conceição (também conhecida como “Praça da Catedral”), os blocos carnavalescos partiram rumo à rua Duque de Caxias, passando pelo Beco do Fuxico, Avenida do Cinquentenário, até chegar na Praça Adami.

Músicas do contexto afro, que remontaram o início da Axé Music, charangas, marchinhas e sucessos atuais fizeram a alegria dos 40 mil foliões que lotaram todos os cantos do circuito. Para que todos brincassem com segurança, a Prefeitura de Itabuna se articulou com todos os seguimentos responsáveis pela segurança e prevenção de acidentes da cidade: a Polícia Militar esteve presente em todo o circuito com um efetivo de 15 viaturas e 150 soldados; o Corpo de Bombeiros disponibilizou uma de suas viaturas de combate à incêndios e uma equipe com 30 operadores de combate; a Guarda Civil Municipal levou cinco viaturas e um efetivo de 95 agentes; a Vigilância Sanitária disponibilizou 35 fiscais que garantiram a qualidade dos alimentos ali comercializados; a SETTRAN também se fez presente nas ruas onde a festa aconteceu e em toda a área central da cidade, organizando o trânsito com um efetivo de 95 agentes e 13 veículos. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) esteve presente do início ao fim do evento com duas equipes de resgate, três ambulâncias de suporte básico e uma ambulância de suporte avançado.

Para além das equipes presentes na festa, a FICC e a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo cuidaram ainda da montagem de um estande, cujos espaços foram aproveitados pelos profissionais de imprensa e agentes da área de Saúde, sanitários químicos, montagem dos elevados da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, além da montagem dos toldos que protegeram  os vendedores de gêneros alimentícios que atuaram na Praça Adami.

Entre as principais atrações da festa, se destacaram a banda “Descarga Elétrica”, que se apresentou puxando o bloco “Nalfragados”, estreante na avenida; a “Minha Banda”, que se apresentou num palco montado pela FICC na Rua Duque de Caxias; e o precursor da Axé Music, o cantor Luiz Caldas, que se apresentou num megatrio estacionado na Praça Adami, e relembrou grandes sucessos do início de sua carreira, marcando, assim, a homenagem do Carnaval Cultural de Itabuna aos 30 anos de existência da Axé Music, movimento musical que consagrou o ritmo baiano no Brasil e no mundo. Todo o circuito contou ainda com 90 cabines de sanitários químicos espalhados em todas as ruas onde a festa aconteceu.
Essa edição da Lavagem do Beco do Fuxico entra para a história como uma das melhores que já aconteceram, e acende, junto aos gestores municipais, a ideia de se estender a programação do Carnaval Cultural para 2 dias, ao invés de somente um, isso já a partir de 2016. Neste ano, foram investidos cerca de R$130 mil no evento, que contou ainda com o patrocínios do Governo do Estado, da Bahiagas e de empresas da iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRISÃO EM ILHA BELA

Luana de Almeida Domingos, de 32 anos, conhecida como Luana Don, foi presa na manhã desta terça-feira, em Ilhabela, por policiais da Del...