quarta-feira, 18 de junho de 2014

FLORESTA AZUL OCUPA O 1º LUGAR EM REFERÊNCIA DE SAÚDE NO SUL DA BAHIA


O município de Floresta Azul de acordo com O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal  se destacou entre os municípios da Região SUL da Bahia apresentando um índice de 0.6178 o que o coloca entre os primeiros colocados na região à frente por exemplo de cidades como Itabuna, Ilhéus, Jequié, Ipiau entre outras.
 O estudo do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios da Saúde,Trabalho e Educação.
Segundo a prefeita Dra. Sandra Cardoso Marcelino o IFDM, vem anualmente refletindo o esforço do seu governo em priorizar a saúde e a educação."Quando assumi o governo em 2009, a saúde de Floresta Azul estava entre os piores municípios Brasileiros ocupando a vergonhosa posição de 5422º entre os 5.561 municípios existentes no Brasil. Em relação a classificação do nosso estado a posição também era vexatória ocupávamos a classificação 375º entre os 417 município que formam o estado da Bahia", disse a prefeita.
Em 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Neste caso, o ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010.
Uma Nova Realidade
O IFDM deste ano demonstra o avanço da área de saúde colocando Floresta Azul, entre os 402 municípios melhor avaliados nacionalmente. Já na avaliação estadual o município saiu da posição de 375º subindo no ranking para o 82º lugar com o índice de 0.6178.
Na opinião da secretária Domilene Borges, os números traduzem a opção preferencial pela saúde adotada pela prefeita Sandra que desde o primeiro dia do seu governo vem conduzindo com firmeza as políticas públicas voltadas para o setor.
"Vontade política, investimentos, preparação continua da equipe, universalização das ações e do acesso da população aos programas e serviços, valorização dos profissionais com o pagamento dos salários em dia e sobretudo comprometimento com a causa da saúde pública fizeram e fazem a diferença", acrescentou Borges.
A prefeita Sandra reconhece que os números são promissores e ressalta que há muito a ser feito. "Os números são animadores, premiam o esforço do governo e de todos aqueles que diariamente se empenham em melhorar a saúde de Floresta Azul. No entanto temos muito trabalho pela frente, ainda nos deparamos com problemas básicos como: saneamento básico; destino adequado dos resíduos sólidos; habitação; geração de emprego e renda e outros tantos desafios que precisam ser superados, mas que dependem da alocação de recursos dos governos estadual e federal e de estratégias de enfrentamento da vulnerabilidade social de centenas de famílias florestenses que ainda vivem em condições bastante adversas". Finalizou Dra. Sandra, prefeita de Floresta Azul.
De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRISÃO EM ILHA BELA

Luana de Almeida Domingos, de 32 anos, conhecida como Luana Don, foi presa na manhã desta terça-feira, em Ilhabela, por policiais da Del...