segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Centro comercial da cidade de Eunápolis não para de se expandir

Rua Paulino Mendes Lima, mais conhecida como Rua do INS
Há mais ou menos uma década, a Rua Paulino Mendes Lima, mais conhecida como Rua do INSS, na região central de Eunápolis, tinha característica predominantemente residencial, com inúmeras casinhas de telhado baixo, muitas delas construídas no tempo em que era denominada de Rua do Peixe - por dar acesso ao Rio Buranhém, mais conhecido como Rio do Peixe. 

Pouco mais de uma dezena de fachadas ostentavam placas ou pinturas designandoestabelecimentos comerciais em toda a extensão da rua (cerca de 600 metros) que faz parte do centro.

Hoje, quase uma centena de clínicas médicas e odontológicas, escritórios de profissionais liberais, revenda de veículos, lojas de móveis e peças de motos, óticas e uma infinidade denegócios e serviços já deixam a rua com aparência mais para comércio do que para se morar. 

Donos de imóveis ali localizados já não falam em alugar casas para fins residenciais, priorizando-as como pontos de negócios. E o preço do metro quadrado ali, então, já subiu de forma a um proprietário pedir R$ 700 mil por um imóvel com 400 m2. Um preço um tanto irreal, mas que ilustra bem a especulação que já se cria em razão daquele logradouro tomar as feições de rua comercial.
A Paulino Mendes Lima passa, hoje, pelo mesmo processo de “comercialização” por que passou recentemente a Avenida Conselheiro Luiz Viana, também no centro de Eunápolis. Essa já consolidada como rua comercial. 

Outro exemplo, esse fora da região central da cidade, é a Avenida Paulo Souto, a antiga Norte Sul, que em cerca de cinco anos deixou de ser uma tranquila rua de bairro e se tornou o local da vida noturna da cidade, o “point”, como se diz na linguajar jovem. 

E esse processo de mudança de características de ruas residenciais para comerciais parece não ter fim. É o já ocorre, por exemplo, com a Rua Demétrio Couto Guerrieri, a Rua da Colônia, no seu primeiro quarteirão, que pode, em pouco espaço de tempo, se tornar essencialmente comercial, com a construção - já iniciada - do prédio da filial de Eunápolis do Supermercado Cambuí.

É só esperar, para se certificar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRISÃO EM ILHA BELA

Luana de Almeida Domingos, de 32 anos, conhecida como Luana Don, foi presa na manhã desta terça-feira, em Ilhabela, por policiais da Del...