terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cortejo a Zumbi na programação do mês da Consciência Negra


Um cortejo a Zumbi, com saída às 16 horas, do Jardim do Ó, em direção ao monumento em sua homenagem na Avenida Princesa Isabel, no São Caetano, será o ponto alto das atividades desta terça-feira, 19, da programação do mês da Consciência Negra, em Itabuna, cujo dia oficial é 20. O cortejo terá a participação de representantes de terreiros de candomblé, grupos de capoeira, estudantes e de instituições do coletivo negro.  
Como parte da programação, o secretário da Assistência Social de Itabuna, José Carlos Trindade, participou na tarde de hoje de uma roda de conversa sobre o tema “Novembro de Direitos e Identidades Negras”. O evento aconteceu no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz, reunindo estudantes, participantes de movimentos sociais e culturais negros da região.

Na oportunidade, o secretário José Carlos Trindade explicou que essa discussão é de extrema importância, especialmente, porque cada um pode contar sua experiência pessoal e social. Hoje às 19 horas, ainda na UESC, acontece uma palestra da procuradora de Justiça de Pernambuco, Bernadete Azevedo, que tratará sobre o tema “Racismo em foco”.
Participaram da mesa de debates na Uesc, a representante e militante do Movimento Negro Unificado – MNU de Itabuna, Maria Domingas Mateus de Jesus; o presidente do Grupo Humanus, Itamar Santos; Movimento Mulheres em Luta, Kaliana Oliveira, e da Associação Nacional de Estudantes Livre, Cristina Santos. As atividades prosseguem até o próximo dia 29, inclusive com a realização concurso Beleza Negra, no dia 20, na Usemi e seminários na escola estadual Amélia Amado, em Itabuna.

Itabuna sediará Copa Sul Baiana de Bandas e Fanfarras



 Visando promover um espetáculo de musicalidade, coreografias e evoluções, além de proporcionar um dia animado para a população de Itabuna, será promovido o lançamento Oficial da CSBF - Copa Sul baiana de Bandas e Fanfarras. O evento, que contará com a presença de Bandas de todo Baixo Sul e Extremo Sul Baiano, será realizado no dia 1 de Dezembro, a partir das 13:30 hs, na Avenida Beira Rio.


 
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) está apoiando e participando da organização do evento. De acordo com o Presidente da Instituição, professor Roberto José, é saudoso lembrar da Itabuna antiga, como uma pequena cidade do interior, quando em torno do coreto de uma praça pública, vivenciavam-se momentos de encantamento naquele vai e vem do embalo das valsas, marchas e dobrados, verdadeira ciranda. Assim, atraídos pelos acordes da banda de música: crianças, jovens e adultos, todos ali, vivendo aquela atmosfera de alegria e encantamento.

Roberto enfatiza que essa é apenas uma das diversas missões que as bandas de fanfarras cumprem na comunidade: a de agradar a população em torno de si, para conviver numa atmosfera de alegria e congraçamento, aprendendo a cultivar as mais valiosas tradições culturais da comunidade. Há muito tempo que se diz: "Cidade sem banda de música é cidade sem poesia". Dessa forma, faz parte dos projetos da FICC, de levar arte e cultura para as praças públicas de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRISÃO EM ILHA BELA

Luana de Almeida Domingos, de 32 anos, conhecida como Luana Don, foi presa na manhã desta terça-feira, em Ilhabela, por policiais da Del...