Imagens gravadas pela agência Ruptly mostram o momento em que um artefato aceso sai do chão, durante o confronto na manifestação. Em seguida, aparece o repórter cinematográfico Santiago Ilídio Andrade deitado no chão, sangrando, sendo socorrido por diversas pessoas (veja o vídeo acima).
Andrade foi gravemente ferido na cabeça e permanecia internado no CTI do Hospital Souza Aguiar, no Centro, até as 10h20 desta sexta (7). Ele teve afundamento de crânio, passou por uma cirurgia de aproximadamente quatro horas e seu estado de saúde é grave.
Segundo a 17ª DP (São Cristóvão), roupas do cinegrafista foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), onde serão periciadas para saber se é possível colher fragmentos e tentar identificar o tipo de material que o atingiu. Técnicos vão auxiliar na busca de provas técnicas. Os peritos vão analisar quadro a quadro as imagens publicadas para traçar a linha de deslocamento do artefato. Investigadores da delegacia e peritos do ICCE vão ao local para colher informações e possíveis fragmentos.
2 - Imagens do Jornal Zona de Conflito Mídia Independente
Em outro vídeo, publicado no perfil do Jornal Zona de Conflito Mídia Independente no Facebook, as imagens mostram um grupo de policiais militares em confronto com manifestantes. Em seguida, é possível ver e ouvir a explosão de um artefato e, na sequência, o cinegrafista ferido no chão, sendo socorrido (assista aqui).
3 - Reportagem do RJTV
O RJTV mostrou imagens da manifestação no Rio e o registro feito momentos depois de o cinegrafista ter sido atingido, quando Andrade aparece no chão, ferido, rodeado de pessoas que tentam ajudá-lo. A pedido da reportagem, o perito Nelson Massini analisou as imagens do momento em que o cinegrafista é atingido. Segundo ele, o artefato é um fogo de artifício. (veja o vídeo acima).
4 - Sequência de fotos
Sequência de fotos mostra o cinegrafista Santiago Ilídio Andrade em pé, com a câmera no ombro, gravando imagens da manifestação. No primeiro registro, é possível ver o artefato já aceso perto das costas dele. Um fotógrafo que estava no local e teve sua identidade preservada disse que o explosivo foi lançado por um jovem mascarado, que aparece de camiseta cinza, correndo, no canto direito da imagem.
Em seguida, outra foto mostra o artefato em movimento, ainda no chão. Depois, o momento em que o artefato explode na cabeça de Andrade. Na sequência, uma grande quantidade de fogo se espalha. Por último, o cinegrafista se curva antes de cair no chão com a câmera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário