Dois fatos muito marcantes na história recente do mundo aconteceram no dia 11 de setembro. No ano de 1973 ocorreu o golpe de estado no Chile, que consistiu na derrubada do regime democrático constitucional daquele país, e de seu presidente Salvador Allende, articulado conjuntamente por oficiais da marinha e do exército chilenos, com apoio militar e financeiro do governo dos Estados Unidos e da CIA, além de organizações terroristas chilenas, e sido encabeçado pelo general Augusto Pinochet, que se proclamou presidente.
O golpe culminou também na morte do ex-presidente Salvador Allende. Depois de muitas teorias sobre sua morte, ficou constatado que ocorreu por suicídio. A outra data, claro, é o 11 de setembro de 2001. Impossível não lembrar daquela manhã em Nova Iorque, quando a partir das 8:48 dois aviões se cravaram nas torres gêmeas do World Trade Center, centro comercial e financeiro de uma das mais importantes cidades do mundo. Em seguida, um outro avião atingiu o Pentágono, sede do Ministério da Defesa e do Comando das Forças Armadas dos Estados Unidos.
Instantes depois, uma outra aeronave caiu na Pensilvânia. Os ataques foram atribuídos a Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda. Aproximadamente 3 mil pessoas morreram. No local onde ocorreram os ataques terroristas, o Marco Zero, serão construídos cinco novos edifícios, além de um terminal de transportes, e um monumento e museu em memória dos 3 mil mortos na tragédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário