ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou em um duro pronunciamento feito no Palácio do Alvorada, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (31), que o impeachment é um "golpe parlamentar" e prometeu fazer forte oposição ao governo Michel Temer (PMDB). "Eles pensam que nos venceram, mas estão enganados. Haverá contra eles a mais firme, incansável e enérgica oposição que um governo golpista pode sofrer. Essa história não acaba assim. Nós voltaremos", afirmou Dilma.
"Hoje, o Senado Federal tomou uma decisão que entra para a história das grandes injustiças. Os senadores que votaram pelo impeachment escolheram rasgar a Constituição Federal. Decidiram pela interrupção do mandato de uma Presidenta que não cometeu crime de responsabilidade", disse a ex-presidente, que estava acompanhada de ex-ministros, senadores e deputados que a apoiaram. Ela começou o discurso cumprimentando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Com a aprovação do meu afastamento definitivo, políticos que buscam desesperadamente escapar do braço da Justiça tomarão o poder unidos aos derrotados nas últimas quatro eleições", declarou Dilma. "É uma inequívoca eleição indireta, em que 61 senadores substituem a vontade expressa por 54,5 milhões de votos. É uma fraude, contra a qual ainda vamos recorrer em todas as instâncias possíveis."
"O projeto nacional progressista, inclusivo e democrático que represento está sendo interrompido por uma poderosa força conservadora e reacionária, com o apoio de uma imprensa facciosa e venal. Vão capturar as instituições do Estado para colocá-las a serviço do mais radical liberalismo econômico e do retrocesso social", prosseguiu.
A ex-presidente disse que a confirmação de Michel Temer (PMDB) na Presidência ameaça direitos trabalhistas e das minorias. "O golpe é contra os movimentos sociais e sindicais e contra os que lutam por direitos em todas as suas acepções. O golpe é misógino. O golpe é homofóbico. O golpe é racista. É a imposição da cultura da intolerância, do preconceito, da violência."
A petista também afirmou que as forças que a apoiaram voltarão ao poder. "Não desistam da luta. Nós voltaremos. Voltaremos para continuar nossa jornada rumo a um Brasil em que o povo é soberano."
Julgamento no Senado
O Senado aprovou hoje o impeachment de Dilma. Foram 61 votos a favor do impeachment, sete a mais do que os 54 necessários, e 20 contrários. Todos os senadores estiveram presentes; nenhum se absteve.
Com o resultado, Dilma é afastada definitivamente da Presidência um ano e oito meses depois de assumir seu segundo mandato. Eleito vice na chapa da petista em 2014, Temer deixa de ser interino e assume definitivamente o cargo até o fim de 2018.
Apesar de aprovar o impeachment, o Senado manteve os direitos políticos de Dilma. Foram 42 votos a favor da inabilitação da petista, 36 contrários e três abstenções. Para que ela perdesse os direitos, também eram necessários 54 votos.
Uma ação da polícia está coibindo uma prática que estava se tornando comum nos transportes coletivos em Itabuna, causando medo aos passageiros e prejuízos às empresas do setor.







Um veículo HB20, placa OZS 1999, foi tomado de assalto, por volta das 20h30, no bairro de Fátima, em Itabuna. Quase uma hora depois, os criminosos colidiram o carro com um veículo Gol na BR 415, próximo ao Los Pampas. Os bandidos que ocupavam o HB20 roubado fugiram. No Gol, estava um casal, que não ficou ferido.





Adolescente de 14 anos ateou fogo no pai; móvel foi atingido pelo fogo (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

dos Santos, 33 anos, morreu na tarde desta terça-feira (23) no bairro Urbis IV, em Itabuna. Segundo testemunhas, Eliandro subiu em um poste, onde acabou sendo eletrocutado. Familiares afirmam que Eliandro estava morando em São Paulo, mas passava um tempo na casa de parentes em Itabuna. Ele deixou esposa e filha.
CRIME
Muitos foram os boatos e informações que davam conta que o ex-prefeito Ferreira, que administrou Mascote entre os anos de 20009 e 2012, que não concorreria as eleições deste ano.


Policiais Rodoviários Federais (PRFs) detiveram uma mulher transportando substância análoga à maconha na noite desta quarta-feira (17). A ação ocorreu por volta de 19h45, no KM 199 da BR 242, trecho do município de Itaberaba/BA.
Após diligência na região, o veículo foi localizado pela equipe com dois ocupantes a bordo. Ao serem abordados, foi constatado que o veiculo tinha restrição de roubo e um dos elementos estava armado com um revolver calibre 38.











