segunda-feira, 31 de março de 2014

Correria e tumulto marcam último dia de recadastramento biométrico no PI



Confusão no último dia de recadastramento biométrico no Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Faltando poucas horas para o fim do recadastramento biométrico, os eleitores chegaram cedo nesta segunda-feira (31) nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral no Piauí. Na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada no Centro de Teresina, alguns eleitores chegaram na fila ainda ainda na madrugada para tentar garantir atendimento no início da manhã.
Eleitores fazem filas em quarteirão para recadastramento biometrico (Foto: Magno Bonfim/TV Clube)Eleitores fazem filas em quarteirão para
biometria (Foto: Magno Bonfim/TV Clube)
Longas filas na Central de Atendimento ao Eleitor em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Longas filas na Central de Atendimento ao Eleitor
em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Ana Letícia Lemos, estudante natural de Teresina e há alguns anos morando em Belo Horizonte, retornou à capital piauiense para estudar, e ao fazer a matrícula a faculdade solicitou um novo título e por isso deixou para última hora. “Cheguei às 4h e já havia muita gente na fila. Tomei um susto quando vi a multidão. Não sabia que era necessário fazer o recadastramento, já que em BH ainda não era necessário. Como não há alternativa, o jeito é enfrentar a fila”, disse a estudante.

O assessor administrativo Charles Henrique do Nascimento, 26 anos, também foi outro que deixou para o último dia. “Deixei para a última hora por acomodação mesmo. Como é o ultimo dia sou obrigado a fazer. Faltei no emprego hoje para fazer o recadastramento. Cheguei às 8h e a paciência ainda tá legal, mas sei que serei obrigado a passar várias horas na fila”, contou Charles.

No cartório são aproximadamente 50 pessoas para atender os eleitores. O atendimento dura em média cinco minutos, tempo suficiente para coleta das digitais, registro fotográfico e a atualização do cadastro. Em Teresina 531.322 eleitores devem realizar a biometria.  De acordo com o auxiliar de biometria Waldeck Moraes, até o sábado (29) 437 mil eleitores já haviam feito o recadastramento e pelo menos 90 mil pessoas ainda devem fazer o procedimento na capital.
No Piauí, o Tribunal Regional Eleitoral selecionou oito cidades para serem submetidas ao recadastramento biométrico entre elas Teresina, Parnaíba, Luís CorreiaJosé de FreitasOeiras,Cajueiro da PraiaIlha Grande e Nazária. A meta é recadastrar 30,98% do eleitorado piauiense, totalizando 732.693 eleitores.
Nazária
A 97º Zona Eleitoral informou que em Nazária, a 31km de Teresina, não há longas filas no posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral montado para o recadastramento de eleitores. Na cidade, 8.533 eleitores já realizaram o recadastramento biométrico, sendo que no total são 10.123 pessoas aptas a votar. Segundo os dados, 1.590 eleitores ainda não realizaram o serviço.
Parnaíba
Uma grande movimentação foi registrada no posto montado na Avenida Nossa Senhora de Fátima. Longas filas se formaram no local. Na 4º Zona Eleitoral em Parnaíba, litoral do estado, 97.356 eleitores precisam fazer o recadastramento, sendo que 77.798 já realizaram o procedimento. O número representa 79,66% do eleitorado. Ainda falta  realizar a biometria 19.798 eleitores. A meta estipulada do Tribunal Superior Eleitoral é de 80% do eleitorado do município façam o procedimento.
Em Parnaíba eleitores também deixaram para fazer recadastramento no último dia (Foto: Tacyane Machado)Em Parnaíba eleitores também deixaram para fazer recadastramento no último dia (Foto: Tacyane Machado)
Para o Tribunal Superior Eleitoral a biometria garante ainda mais segurança aos eleitores brasileiros na hora de votar. Nas Eleições 2014, mais de 22 milhões serão identificados pelas digitais. Por isso, de 2012 a 2014, o programa de identificação biométrica da Justiça Eleitoral recadastrará cerca de 14 milhões de eleitores. Para realizar o cadastramento, o eleitor precisa apresentar título eleitoral, originais e cópias de documento de identidade oficial com foto, cpf e comprovante de domicílio.
A revisão biométrica começou no dia 15 de março de 2013 e deve terminar nesta segunda-feira (31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRISÃO EM ILHA BELA

Luana de Almeida Domingos, de 32 anos, conhecida como Luana Don, foi presa na manhã desta terça-feira, em Ilhabela, por policiais da Del...