HISTÓRIA
A história sempre se renova e torna ainda mais conhecido o seu conteúdo, atualizando-se a cada dia. O modo como as coisas e os fatos se sucede dão conotação, de que este estudo é fascinante e permite-nos entender fatos de nossa contemporaneidade. O elo histórico passado confunde-se com o presente e muda de repente conforme novas culturas, regras, e inventividade humana acontecem. Os recentes conflitos pela posse da terra no extremo sul da nossa Bahia é um exemplo de que a mudança no conteúdo histórico acontece com a virada do sol.
Como professor do conteúdo de
história às vezes me pego na sala de aula, vendo o conteúdo da nossa historia,
desfilando em minha frente em formas de invasões e protestos que aglutem o
desejo das pessoas brancas e dos indígenas de terem um pedaço de campo (terra)
para morar e plantar e colher o sustento de sua família seja ela de brancos ou
de índios. A aventura literária passa por eventos que surgem ao longo da
caminhada, para modificar a história e renovar o seus auspícios de matéria
decorativa em pleno século XXII. Os índios antes escravos dominados e
segregados agora, senhores da terra envolta em demarcações e carregadas de
liminares judiciais, ora a favor de um ora a favor de outro. Para os brancos
antes senhores da terra agora refém dela, os expulsos que, fogem a meia-noite
buscando a proteção da mesma justiça que antes concedem liminares favoráveis a
invasores seja eles brancos, mestiços, pardos ou índios. Para o mestre que
conta a história, os novos conteúdos devem ser preparados com o objetivo de
fornecer ao educando uma visão critica dos fatos, entendendo os acontecimentos
e ao mesmo tornando-os conhecedores e contemporâneos dos fatos vivenciados por
eles em tempo real. Que nesta semana o professor traga pra sala de aula novos
encaixes de conteúdo inovadores e promova um debate na sala de aula no conteúdo
de história. Boa semana para todos.
Por Professor Bernardo Silva
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