Iniciado na última segunda-feira, 10, o novenário em preparação à Festa de São José, padroeiro da Catedral, da Cidade e da Diocese de Itabuna, prossegue até a próxima terça-feira, 18, reunindo milhares de fiéis, agentes de pastoral, integrantes de irmandades, de associações e movimentos religiosos, além de representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada.
Tendo como base à proposta de estudo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Estudos da CNBB 104 “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”), o novenário está focado no tema “A Comunidade Paroquial é o Centro da Vivência Cristã”. Durante as nove noites que antecedem o Dia de São José, os fiéis católicos estão sendo estimulados a assumirem um maior protagonismo na comunidade paroquial.
“É em torno do altar que celebramos toda nossa existência, desde o nascimento até o seu último momento na terra. Portanto, o novenário de São José é uma oportunidade para refletirmos sobre como estamos pondo em prática o nosso compromisso batismal de fazer crescer o reino de Deus em nossa paróquia, enquanto comunidade que celebra, por meio da escuta da palavra, da partilha e do acolhimento”, justifica o pároco da Catedral, Monsenhor Moizés de Souza,
Às três primeiras noites do novenário foram marcadas por forte expressão de religiosidade e emoção, principalmente por parte dos devotos do Glorioso São José, que anualmente fazem questão de participar de todos os dias das festividades. “Esta é uma tradição religiosa que já ultrapassa mais de um século de história, cujo princípio está nos desbravadores sergipanos que chegaram às terras grapiúnas na segunda metade do século XIX”, complementa o pároco.
O encerramento do novenário acontece com a Solene Concelebração Eucarística de Aniversário da Dedicação da Catedral, quando o bispo Dom Ceslau Stanula, juntamente com o clero diocesano e os fiéis farão memória ao dia em que a Igreja-Mãe da Diocese foi consagrada ao culto divino. Para a última noite novena estão sendo convidados a participar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o Tiro de Guerra, as polícias Militar, Civil, Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Administrativa, Faculdades e Universidades, homens de nome José, funcionários da Catedral, além de itabunenses que residem em outras cidades.
Dia de São José
No dia de São José, 19 de março, a programação terá início às 5h com alvorada festiva. Às 7 horas acontece a Missa Festiva, presidida pelo pároco da Catedral, Monsenhor Moizés. A Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula, e que terá como pregador o arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, está marcada para as 10 horas. Ao final da celebração, será entregue a Comenda de São José. À tarde, a partir das 14 horas, acontece a Missa de Romaria. Em seguida, sairá a Solene Procissão de São José. No encerramento, será ministrada a benção do Santíssimo Sacramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário