quarta-feira, 16 de março de 2016

Mais uma construção abandonada em Una e estudantes usando escola em tempo de cair sobre suas cabeças


IMG-20160313-WA0083
As escolas têm, aparentemente, o mesmo tamanho. Uma reforma na antiga não seria melhor?

A Escola Municipal Helena Lima Chaves, na comunidade da Vila São João, no interior da cidade de Una, está caindo. A situação da escola ê precária. Muita infiltração, paredes detonadas com risco de queda. Forro caindo e com telhado igual a queijo suíço. “Em dia de chuva, temos que sair da escola, pois não tem como ficarmos em nenhum cômodo, pinga em todos“, foi o que disse ao nosso site um estudante local no dia de ontem, 13, quando estivemos no povoado.
IMG-20160313-WA0078
O mais impressionante dessa história é que sem nenhum planejamento, sem nenhum estudo, o atual governo captou verbas, junto ao governo federal para a construção de uma escola bem a frente dessa. Uma escola com apenas uma sala de aula e que com certeza, deve ser a sala de aula mais cara do Brasil. O valor total da obra,  que deveria ser entregue em setembro de 2015, foi de R$133.048,38 (cento e trinta e três mil, quarenta e oito reais e trinta e oito centavos). Pelo que se percebe, a escola (ou a pequena casa), irá constar, caso seja entregue a comunidade, de: uma sala de aula; uma diretoria; uma mini-cozinha, dois banheiros e um espaço de entrada.
A escola mais cara do Brasil, pelo menos na relação custo/tamanho
A escola mais cara do Brasil, pelo menos na relação custo/tamanho

A obra está atrasada há seis meses e segundo os moradores, não tem prazo para entrega. Eles ainda nos disseram que por duas vezes, os funcionários da empresa já derrubaram o esqueleto da obra e tiveram que refazer. Os moradores ainda estão muito chateados por causa do local da construção. Segundo eles, a prefeitura não os ouviu, e ao invés de contribuir com o único lazer do local, o futebol que sempre foi praticado ali, mesmo com as construções ao redor e até da antiga escola que ainda funciona. “A gente já não ficou satisfeito quando construíram a primeira escola, pois toda hora a bola ia parar lá e muitas vezes destruía as coisas. Ficava chato destruir a escolinha. Mas eles fazem tudo sem escutar o povo, aí dá nisso“, afirmou um outro morador que preferiu não se identificar.
IMG-20160313-WA0072
Ainda, segundo alguns moradores, a prefeitura prometeu que iria construir um novo campo para a comunidade. O campo começou até ser aterrado, mas está em um brejo, logo na entrada do povoado à beira da estrada. Ainda houve quem disse que eles esperam que o campo esteja pronto logo, caso contrário, segundo alguns, irão derrubar a escola a marretadas, pois eles sabem que a mesma não vai sair do atual esqueleto.
Vale lembrar que a construção dessa escola está sendo investigada pelo Ministério Público Federal, após uma denúncia do vereador Man, onde tudo indica um suposto favorecimento e superfaturamento da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRISÃO EM ILHA BELA

Luana de Almeida Domingos, de 32 anos, conhecida como Luana Don, foi presa na manhã desta terça-feira, em Ilhabela, por policiais da Del...